UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Carcaça

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Carcaça

Com tanta coisa louca e sem sentido acontecendo neste ano de 2012, há espaço para todo tipo de evento e - consequentemente - para todo tipo de conjectura.

Pois bem: hoje, 2a feira brava, dia atípico para os grandes engarrafamentos, acabou sendo um dia em que o caos andou de mãos dadas com o trânsito da Roça Grande. Mas não falo de um caos qualquer, falo do caos elevado à enésima potência. Só que sem motivo aparente!
Isto é, "nada" excetuando o fato de estarmos a apenas cinco semanas do Natal, da correria, da loucura, da luta das sombrinhas por espaço na rua lotada, das lojas entupidas, do estoque esgotado, do ônibus demorado, dos encontros desencontrados, pois ninguém consegue chegar a lugar nenhum no horário desejado.

Já ia terminar o dia assim, perplexa diante do imponderável, quando dei de cara com uma notícia publicada hoje no jornal Hoje em Dia online. Ela me deu um vislumbre de explicação para tanto caos em dia insuspeito. Sim, talvez seja isto: uma carreta carregando uma carcaça de baleia passou em plena hora do rush. "Motoristas ficaram chocados ao observarem uma baleia enorme e podre passando, na hora do rush, sobre uma enorme carreta" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/carcaca-de-baleia-e-transportada-em-carreta-na-hora-do-rush-1.56046).

E vocês hão de perguntar: por que uma carcaça de uma baleia em plena hora do rush? Ora, uma coisa de cada vez! Em primeiro lugar, nem se sabe ao certo o porquê da baleia ter virado carcaça: "especialistas disseram que a baleia pode ter sido atacada por tubarões brancos que teriam arrancado várias partes de seu corpo. Mas a causa da morte do animal ainda não está totalmente esclarecida."

Em segundo lugar, vocês hão de convir que somente o desfile póstumo de uma baleia na hora do rush para explicar tamanho congestionamento na capital mineira... Bem, a única ressalva que eu faria é que o dito desfile aconteceu em outro continente: "Segundo o jornal 'The Sun', o mamífero foi levado de Capricorn Beach, na Cidade do Cabo, África do Sul, até a chegada dos responsáveis por mover o animal".

Tudo bem, também sei que vocês hão de protestar contra a precariedade das minhas hilações, já que um evento jamais poderia ter relação plausível com o outro. Mas, meus amigos, acordem! Estamos no estranho ano de 2012. E se tem uma coisa que todos estes eventos - a verdadeira causa da morte da baleia, o congestionamento na Roça Grande, a carreta desfilando na hora do rush na Cidade do Cabo - têm em comum, é o próprio fato de eles no colocarem face a face com o imponderável.

Bem, como nada mais parece fazer sentido neste estranho e surpreendente ano de 2012, eu hoje estou prefirindo ir dormir mais leve e sossegada, no embalo das explicações fáceis e superficiais. E se um evento não explica realmente o outro, para mim isto pouco importa. Vou guardar minha perplexidade para outros eventos de maior envergadura.

Quer saber? Melhor mesmo é ir dormir logo. Mais cinco minutos online e serei capaz de provar por A + B que a baleia morreu mesmo foi de enfarte com o trânsito caótico da Roça Grande.

Boa noite para quem fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário