UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Provadia, Sal e Memória

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Provadia, Sal e Memória

Arqueólogos divulgam escavação daquela que está sendo considerada como a cidade mais antiga da Europa.

Localizado no sul da Bulgária, o sítio arqueológico da cidade de Provadia contém vestígios que, segundo testes de datação de carbono, remontam ao período "Calcolítico (Idade do Cobre) médio e tardio, entre 4.700 e 4.200 anos antes de Cristo" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/arqueologos-descobrem-na-bulgaria-cidade-pre-historica-mais-antiga-da-europa-1.52117).

Estima-se que o assentamento de casas, com local de culto e muros altos, tenha concentrado cerca de 350 pessoas. Além disso, "a área é rica em grandes depósitos de sal rochoso, uns dos maiores no sul da Europa e o único a ser explorado até o sexto milênio antes de Cristo", conforme explica Vasil Nikolov, pesquisador do Instituto Nacional de Arqueologia da Bulgária.

Há 7 mil anos atrás, o sal era tão precioso quanto o ouro "por ser necessário tanto para as vidas das pessoas e como um método de comércio e moeda". Os habitantes da região de Provadia provavelmente sabiam que o sal que conserva e preserva intactos não só os nutrientes dos alimentos, como também a fibras das memórias mais singelas e voláteis.

Sal, precioso sal. O mesmo sal que me trouxe à lembrança outras lembranças felizes de um passado que se foi e que teima em voltar em sonho.

O sal pode ter sido tão precioso quanto o ouro, mas, decididamente, nada se compara à prata dessa primavera de 2012.


"Silver Springs" - Fleetwood Mac - Fonte: http://youtu.be/rYwk8IE38PA

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário