UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Antas solidárias

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Antas solidárias

Em dia de eclipse lunar, tudo parece possível.

Leilão coloca a venda pinturas de 13 antas "artistas", em exposição a partir de hoje no Espaço Dom Pedro, Zoológico de São Paulo (http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/06/15/quadros-pintados-por-antas-vao-leilao-com-lance-minimo-de-200-em-sp-924689963.asp#ixzz1POIr34i1).

Não, meus senhores, não estou ofendendo os artistas. São antas mesmo, de casco e osso! "Radicadas" em seis zoológicos distintos nos Estados Unidos, as artistas produziram seus quadros a partir de uma técnica aparentemente simples: elas "pintaram os quadros com o focinho e com o queixo utilizando tinta orgânica e não-tóxica", estimuladas por "pequenos pedaços de frutas colocados juntos às telas, que ficavam nas mãos de tratadores".

Resultado: cada quadro será vendido por uma lance mínimo de R$200. "A proposta é que os animais que estão nos zoológicos ajudem os que estão na natureza. Antas ajudando antas", avisa a curadora da exposição "Antas Pintoras 2011", Patrícia Médici.

Enquanto isso, na sala sem justiça do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, em Brasília, um inquérito é instaurado para apurar a quebra de decoro parlamentar do deputado federal Jair Bolsonaro(PP-RJ) (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/06/15/conselho-de-etica-da-camara-instaura-processo-contra-bolsonaro-924690316.asp).

A suposta quebra de decoro teria ocorridoem pelo menos duas ocasiões. Assim sendo, além de ter de se defeder da acusação de ter emitido declarações de teor racista e homofóbico em entrevista ao programa CQC, Bolsonaro terá de se justificar perante a comissão sobre uma série de ofensas que teriam sido proferidas contra a senadora Marinor Brito (PSOL-PA), durante uma reunião na Comissão de Direitos Humanos em que se discutia projeto de lei de criminalização da homofobia.

Os pormenores dessa discussão são atribuídos ao próprio deputado pela matéria do O Globo : "Às acusações, respondo com o vídeo", afirma o deputado. "Ela [senadora Marinor] se voltou para trás, dá um tapa, me xinga. Eu disse que ela não pode ver macho que fica doida. E que ela é muito feia. Estou tranquilo porque parlamentar é para falar e porque a maioria dos conselheiros é heterossexuais (sic!) e têm preocupação com os costumes e a família".

É, pelo teor do depoimento do deputado, a comissão vai ter que fazer muito esforço para não punir um réu confesso. E por falar em esforço, infelizmente, fãs e detratores mais contumazes do deputado terão que aguardar mais um pouco para ver o circo pegar fogo: é que o julgamento do Sr. Bolsonaro só sairá no próximo semestre, "devido às festas juninas e ao feriado de Corpus Christi". É o próprio presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PDT-BA), quem justifica: "É festa de São João. É impossível não participar quer seja político ou não".

Outro caso de solidariedade entre pares? Meus caros, em dia de eclipse lunar, tudo É possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário