UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Pesos e medidas

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Pesos e medidas

Todos os dias, temos um punhado de razões para nos sentirmos tristes e alegres, confiantes e desesperançados, expansivos ou renitentes. Mas quase sempre a balança pesa para um lado só, via de regra o mais negativo deles.

Foi pensando nessas oscilações, que eu decidi fazer o comentário de hoje sobre o tema "pesos". Duas notícias tangenciando esse tema me chamaram a atenção no dia de hoje.

A primeira delas trata de uma expedição intitulada "Salve o Everest", com o objetivo de recolher o lixo da acumulado no monte de mesmo nome (http://www1.folha.uol.com.br/turismo/927103-alpinistas-retiram-oito-toneladas-de-lixo-do-monte-everest.shtml). Em sua maioria alpinistas, os integrantes da iniciativa "subiram 8.700 metros dos 8.848 da montanha mais alta do mundo, Linkentre os dias 22 de abril e 28 de maio" deste ano e conseguiram retirar nada mais, nada menos, do que oito toneladas de lixo do alto da montanha mais alta do mundo. A maior parte do lixo - "que vai desde cilindros de oxigênio a bujões de combustível passando por latas e todo tipo de baterias, cordas e papéis" - estava acumulada naquele santuário turístico antes de 1996, quando uma legislação mais rigorosa foi implementada para impedir que o lixo se acumulasse nas montanhas.

Passemos agora à segunda notícia: bebê de dois anos cai de prédio de quatro andares hoje no Rio de Janeiro e sofre apenas arranhões (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/brasil/bebe-de-dois-anos-cai-de-predio-e-sofre-apenas-arranh-es-1.291945). Após ser resgatado do telhado do segundo andar por um policial militar, o bebê foi levado ao hospital. Já os pais da criança, acusados de alcoolismo pela vizinhança, foram encaminhados à delegacia para prestarem depoimento.

De posse dessas informações, que peso você daria para cada um dos eventos? Pois saiba que esta é uma pergunta sem resposta pronta. "Oito toneladas" ou "alguns poucos quilos": o peso a ser conferido a cada evento não pode ser deduzido a partir de um dado isolado. Assim sendo, o peso do lixo encontrado nas montanhas geladas do Himalaia é impactante - oito toneladas! - mas ele refere-se, ao mesmo tempo, ao lixo que deixou de estar lá. O peso da criança que saiu ilesa de um suposto ato de irresponsabilidade dos pais é pequeno, mas foi por isso mesmo que o impacto da queda não causou maiores danos à vida do bebê.

Fato é que nessa vida, tudo é questão de perspectiva. Melhor assim do que o inverso: poucos quilos de lixo descendo do Himalaia poderia ser o desejável, mas uma queda com o impacto de oito toneladas seria morte na certa.

P.S.= No fundo, no fundo, este comentário apenas denuncia a minha total incapacidade de tirar alguma conclusão do meu dia de hoje. Na dúvida, continue na dúvida. Melhor assim do que o inverso! Vixe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário