UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Você, a um click do estrelato!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Você, a um click do estrelato!

Sorria: você pode estar sendo marcado! Não por mim, aqui, agora, mas por alguém no Facebook.

Eis aqui a bola da vez na edição da Folha Online de hoje: O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, ligado ao Ministério da Justiça, em Brasília, andou notificando o Facebook por suposta quebra de sigilo dos dados dos usuários; ou melhor, por lançar uma ferramenta que marca o rosto dos usuários nas fotos, sem que estes tenham conhecimento do fato (http://www1.folha.uol.com.br/tec/927890-justica-notifica-facebook-por-violacao-de-privacidade.shtml).

Segundo a matéria, "há indícios de que a ferramenta viole a privacidade dos usuários porque permite que eles sejam marcados em fotos de álbuns de outras pessoas sem autorização". Para piorar a "situation" do Facebook, além da acusação de violação da privacidade, a empresa vai ter que se defender também da acusação de "modificação unilateral sem aviso prévio dos termos de uso da rede social".

Em tempos em que a pessoas fazem de tudo para aparecer um pouco, o fato pode até não chocar tantos usuários assim. O problema, meu caro Watson, é que o buraco é mais embaixo: alguém pode estar postando uma foto sua em outro perfil, e marcando a danada sem que você seja notificado. Lembra daquela fantasia absurdamente brega que você vestiu aos 12 numa gincana de colégio? Ou aquele porre homérico tomado aos 18, com você babando, desacordado, abraçado a um vaso de sambaia? Pois é, todos eles podem estar na roda, sem o seu conhecimento e/ou consentimento. Isso sem contar outras "cositas" piores, fotografadas em momentos íntimos, e que não deveriam nunca ir parar numa rede social onde família, amigos e colegas de trabalho passeiam diariamente.

Mas se você, depois de todo este terrorismo que acabo de fazer, ainda não ligou o desconfiômetro dos riscos que estamos todos correndo com essa ferramenta aí, então só me resta cantar aquela musiquinha do Zé Ramalho: "Ê ô ô, vida de gado. Povo marcado, ê, povo feliz." E se for me marcar, por favor, ao menos me notifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário