UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: No espírito da lei

segunda-feira, 20 de junho de 2011

No espírito da lei

Tribunais e delegacias andam criando uma grande perplexidade nos leitores de jornais: ao que parece, espíritos humanos reencarnados em animais andam frequentando os recintos da lei. Já vou logo me explicando: duas notícias veiculadas no dia de hoje trazem à tona casos de reencarnação humana em animais (e vice-versa) jamais vistos antes nos autos legais!

A primeira notícia é resultado de uma espécie de "dança do dominó" das notícias de segunda mão. É que a matéria da Folha Online repassa notícia da agência France Presse que, por sua vez, cita o site de notícias israelense Ynet, para dar a conhecer ao mundo esta estranha notícia: cão de grande porte e raça indefinida foi condenado a apedrejamento por Tribunal Rabínico em Jerusalém (http://www1.folha.uol.com.br/bichos/932531-tribunal-ortodoxo-de-jerusalem-condena-cao-a-apedrejamento.shtml).

Se você já está achando a situação um tanto absurda - um tribunal condenar um cão à morte e por apedrejamento - aqui vão mais alguns agravantes: 1) o tribunal em questão julga litígios econômicos (!!!) em um bairro judeu ortodoxo; 2) o cão foi condenado por ter entrado no tribunal e atemorizado "os juízes e os presentes, permanecendo no local mesmo sendo ameaçado"; e 3) ele foi considerado a reencarnação presumida de um advogado (!!!!!!) blasfêmio.

Segundo a matéria, "um dos juízes presentes recordou então que há 20 anos, no mesmo tribunal, um célebre advogado fez insultos aos presentes, e por isso foi amaldiçoado pelos mesmos a reencarnar como cachorro após sua morte". Faltou eles dizerem qual foi o método de aferição utilizado para comprovar que aquele cachorro era a reencarnação daquele advogado, e não de algum outro.

Enquanto isso, aqui na nossa roça grande, também chamada de Belo Horizonte, um motorista é detido no bairro Prado com sinais de embriaguez (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/bebi-bebi-bebi-e-preso-novamente-dirigindo-bebado-1.297971).

O curriculum vitae do Sr. Elisson Alain Miranda, o infrator em questão, é extenso. Além de ter "atingido uma bomba de gasolina ao fazer uma manobra num posto de combustíveis", na manhã de hoje, 2a feira, ele já havia sido detido uma vez em 2009, por se recusar a pagar a conta em um posto de gasolina, dirigir em alta velocidade e fazer manobras perigosas; e duas vezes em 2008, respectivamente, por bater com sua picape em três carros parados próximo a uma loja de conveniência e por bater em um outro veículo quando dirigia na contramão.

Com uma trajetória dessas, o Sr. Miranda deveria levantar as mãos para o céus por não trazer na bagagem nenhum caso de óbito. Isto é, pelo menos por enquanto, se algo não for feito para tirá-lo das ruas.

Quanto à conduta do infrator no volante, ela não deixa a menor dúvida: ela é realmente a de um espírito de porco! Agora eu entendo porque dizem por aí que exite a lei e o espírito da lei.

2 comentários:

  1. Notícias que não saem nos jornais (ESCRITOS E TELEVISIONADOS)
    http://grevempu.blogspot.com/2011_06_01_archive.html
    http://greveprmg.wordpress.com/
    He, he... gostei do comentário feito pela imprensa de Maringá... O Gurgel é do mal...

    ResponderExcluir
  2. Para Anônimo (leia-se Dona Márcia Fonseca):

    Pois é, fiquei intrigada com as notícias. Vcs estão em greve há umas três semanas e nada tem sido dito a respeito na grande imprensa.

    O interessante é que suas fontes são, em sua maioria, blogs informativos. Isso me fez pensar nos limites deste blog: enquanto eu me esmero em comentar o que se passa na mídia, tem tanta coisa importante ficando de fora... Não sei o que concluir disso, mas vou dormir com essa constatação para ver se o travesseiro me aconselha algo a respeito.

    Abrs, obrigada e volte sempre.

    ResponderExcluir