UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sobre crianças e calamidades naturais

terça-feira, 28 de junho de 2011

Sobre crianças e calamidades naturais

Os fãs mais ávidos das notícias sobre calamidades naturais - aqueles que acham que quanto mais anteciparem o fim do mundo, mais chances terão de saírem ilesos - jamais poderiam imaginar uma coisa dessas... Mas as maiores sequelas sociais ocasionadas pelas castástrofes naturais acontecem justamente quando as luzes e as câmeras de TV se apagam e a dura realidade de um local totalmente devastado deixa de ser notícia na imprensa de massa. É nesse momento, por exemplo, que outras "redes de ajuda" menos ortodoxas, como o tráfico de crianças, começam a trabalhar na surdina.

Matéria mais que oportuna do O Globo Online alerta que "redes de sequestro e desvio de crianças para adoção ilegal começam a aproveitar situações de calamidade para tentar agir no país" (http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/06/28/desastres-naturais-aumentam-risco-de-trafico-de-criancas-no-brasil-diz-secretaria-nacional-de-direitos-humanos-924784677.asp#ixzz1QczIEG7P).

Ainda segundo a matéria, a situação veio à tona na época dos desmoronamentos ocorridos na região serrana do Rio de Janeiro. De acordo com a coordenadora da Polícia de Convivência Familiar e Comunitária da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SNDH), Alice Alvina, a adoção ilegal é a terceira maior causa de desaparecimento de crianças no mundo, atrás da exploração sexual e do tráfico de órgãos - isso sem contar com o crescimento dos sequestros vinculados à pedofilia. Do total das vítimas do tráfico de pessoas, 90% são do sexo feminino.

Uma forma de combater o tráfico de crianças, além da formação de um cadastro nacional de crianças desaparecidas, é a criação de um cadastro fotográfico dos alunos da rede de ensino pelo país afora. A razão? "Em muitos casos, quando uma criança desaparece, a maior dificuldade das autoridades é obter uma foto recente dela", explica a matéria. A ideia - que está sendo discutida pelo Ministério da Educação juntamente com as secretarias de cada estado e prefeituras - é que até 2012 todas as escolas no país tenham iniciado seu cadastro fotográfico.

E por falar em crianças em perigo, acabei de ler que o Papa Bento XVI - sempre cheio de dedos quando o assunto é investigação de casos de pedofilia pelo seu ditoso clero - andou twittando hoje pela primeira vez (http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/06/28/papa-bento-xvi-twitta-pela-primeira-vez-924788957.asp). Aliás, quem quiser acessar o perfil "@news_va_en" no Twitter terá a partir de hoje um canal a mais para pressionar a autoridade máxima da Igreja Católica. Pelo bem das crianças do mundo inteiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário