UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sobre cozinhas e concessões de rádio e TV

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Sobre cozinhas e concessões de rádio e TV

Parece que os ventos da mudança andam arejando os pilares das políticas de concessão das telecomunicações no Brasil neste início do mês de junho. É que hoje de manhã a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado "aprovou um ato que proíbe que senadores relatem os pedidos de autorização para emissoras dos Estados para os quais foram eleitos" (http://www1.folha.uol.com.br/poder/923808-senado-endurece-regras-para-analise-de-concessoes-para-radio-e-tv.shtml). Na prática, isso impediria que o senador emitisse um parecer favorável à concessão de emissoras de rádio e TV em seu próprio benefício (ou no benefício do seus parentes, chegados e apadrinhados).

Confesso, sem rodeios, que adoro ser supreendida positivamente! Aliás, quem não gosta? Principalmente quando é no início do mês, na época em que vencem as contas de água, luz, condomínio, aluguel e Internet. Mas confesso também que minha dose diária de ceticismo me impede às vezes de gozar das boas notícias com muita euforia.

Quando li, logo nas primeiras linhas, que o senado havia decidido endurecer as regras de concessão de rádio e TV, perguntei logo aos meus botões (que são muito espertos e bons ouvintes): "endurecer para quem, cara pálida?". Porque todos sabem muito bem que tem um punhado de rádio comunitária atuando na ilegalidade por aí que vive aspirando pela concessão regular de um canal de TV ou de rádio. Mas, enfim, o que li nas linhas subsequentes valeu um alegre tamborilar dos dedos na mesa do computador.

Claro, impedir que o relato para uma concessão saia da sua própria cozinha não impede, em essência, que as cozinhas do poder político se comuniquem, se frequentem e troquem favores escusos para garantir tais concessões. Mas já um começo. E não existe nenhuma grande mudança que não tenha tido um "começo". Hora de reverenciá-lo, ora pois, pois. Obra da lua nova, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário