UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Professores no meu condomínio!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Professores no meu condomínio!

Um comentário pouco antes das 12 badaladas, só para não deixar passar o dia em brancas nuvens.

Notícia da Folha Online celebra a novidade: professores de educação física podem ser contratados pelo condomínio de prédios residenciais (http://classificados.folha.com.br/imoveis/924049-professor-de-educacao-fisica-pode-ser-contratado-para-aula-em-condominio.shtml).

"Mas qual o problema?", perguntariam os mais incautos. Ora, não bastasse o estado de clausura ao qual as pessoas com algum poder econômico vêm se submetendo há algum tempo - a maioria alegando preocupações com a segurança - o processo de feudalização ganha seu ápice nessa versão perversa de como lidar com os espaços reservados: "para melhorar a relação custo-benefício do condomínio", reza a matéria, "os condôminos podem se reunir e contratar professores de educação física ou especialistas em recreação infantil para ter a comodidade dos serviços 'em casa'".

Com o andar da carruagem, em breve a pracinha - aquele lugar que no passado podia ter formato redondo ou quadrado, onde a pessoas se encontravam, passeavam, paqueravam, socializavam - vai virar peça de museu. Bobeando, daqui a pouco até padaria vai passar para o lado de dentro da cerca do condomínio (isso, se já não passou há muito tempo e eu tô aqui comendo mosca!).

Mas as bizarrices da matéria (e das práticas que ela relata) não param por aí. Além de oferecer uma cotação média da hora-aula do dito professor - a "bagatela" de R$ 90! - a matéria traz uma recomendação do diretor de condomínios do Secovi-SP, Sérgio Meira de Castro Neto, que dá margem para interpretações dúbias: "Como o profissional vai frequentar assiduamente o local, ele poderá alegar que possui vínculo empregatício com o condomínio", avisa o especialista na questão.

E ainda que a matéria sugira explicitamente que a decisão deva ser tomada "em reunião entre os usuários do serviço a forma de pagamento do profissional e o modo de contratação", já dá para visualizar a solução aplicada concretamente em casos como este: contrate, mas não gere vínculo empregatício, senão fica caro demais! Legal mesmo é ser chique, ter serviços de primeira e pagar preços de terceira. De preferência, parcelado em 800 vezes no cartão Ouro Master!

Vejam bem: não que eu seja contra a contratação de professores pelos condomínios. Não, de modo algum! Eu mesma, no dia em que me inscrever no "Minha casa, minha vida" e empenhar as minhas (por hora) inexistantes economias em um apartamento, também vou votar na primeira reunião do condomínio pela contratação de um professor em horário integral: só que vai ser um professor de boas maneiras.

Ele poderá ensinar diversas coisas da máxima utilidade à vizinhança. Por exemplo, a dizer "bom dia"; a responder prontamente quando alguém o fizer também; a ouvir aparelhos eletro-eletrônicos em níveis sonoros que não sejam danosos para o ouvido humano, nem canino (e isso aqui vale para os demais animais domésticos); a não ameaçar detonar uma hecatombe nuclear debaixo da janela alheia todas as vezes que alguém estacionar fora de hora naquela vaga presa. Para esse professor aí eu pago até R$900 a hora-aula, pode ter certeza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário