UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Sobre radares e imprudências no trânsito

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sobre radares e imprudências no trânsito

Um par de telescópios robóticos da NASA identificou, na 4a feira da semana passada, a passagem de um asteróide próximo ao nosso querido planeta (http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/06/27/pequeno-asteroide-passara-perto-da-terra-nesta-segunda-feira-924770329.asp).

Apelidado "2011 MD", o asteróide possui a mesma dimensão de um ônibus e passará a uma distância de aproximadamente 12 mil KM da terra - distância considerada pequena, mas de pouco risco para a Terra .

Na verdade, a chamada da matéria do O Globo Online me encheu foi de esperança. Ótimo, pensei com os meus botões. Vamos ver se com ele eu consigo fugir do trânsito de Belo Horizonte.

Trânsito de roça grande tem seus percalços próprios. A verve centralista e autoritária do projeto de cidade que vingou no final do Séc. XIX, por exemplo, deixou herança no traçado da cidade. A prova disso é que basta um carrinho de pipoca estragar na calçada para todo o resto do trânsito naquela região e nas circunvizinhas ficar totalmente tumultuado. O que não dizer então de fatalidades mais sérias, como o motorista que sofreu enfarto dirigindo em plena avenida Afonso Pena esta manhã (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/acidente-com-morte-deixa-transito-lento-na-afonso-pena-1.301125).

Claro, esse acidente não passou de uma fatalidade. Mas vários outros não o são. A maioria é fruto da imprudência, da falta de atenção ou da agressividade gratuita. Foi para estes últimos, inclusive, que a BHTrans pretende instalar 60 radares em diversos pontos de alto risco na capital, 23 dos quais já estão vigorando a partir do dia de hoje, 27 de junho (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/minas/radares-de-avanco-de-sinal-fecham-cerco-a-motoristas-infratores-1.301310).

"As alterações de locais dos aparelhos será feita, aleatoriamente, de acordo com a necessidade e mudança de comportamento dos motoristas", explica a matéria. Para os mais incorrigíveis, a onda dos radares vai ficar parecendo jogo de advinhação: "onde será que o radar vai estar esta noite?". Impossível saber de antemão. Melhor assim! E se acharem ruim, que voltem para casa de carona no 2011 MD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário