UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Grande prêmio "Criatividade e Ousadia"!

terça-feira, 5 de julho de 2011

Grande prêmio "Criatividade e Ousadia"!

Criatividade é qualidade. Ousadia também. Mas duas notícias publicadas hoje poderiam disputar medalha de menção honrosa em pelo menos três quesitos: criatividade, ousadia e revelação de novos talentos.

A primeira delas é prosaica que só ela mesma! Notícia publicada no jornal Hoje em Dia revela plano frustrado de criminoso que se escondeu em mala para fugir de penitenciária no México (http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/mundo/criminoso-se-esconde-em-uma-mala-para-fugir-da-pris-o-no-mexico-1.305281). Se não fosse pelo nervosismo da namorada e pelo peso da mala, ninguém - nem os guardas penitenciários - teriam notado o engodo.

Já a segunda notícia revela criatividade e ousadia em uma dimensão totalmente distinta. Helicóptero do Corpo de Bombeiros localiza hoje, 3a feira, grupo de sete pessoas perdidas na Serra do Mar desde o sábado passado (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/939186-helicoptero-da-pm-encontra-grupo-desaparecido-na-serra-do-mar.shtml). Liderados por uma bióloga de 65 anos, o grupo - que não contava fazer mais do que uma trilha de algumas poucas horas - acabou tendo de sobreviver sem barracas e sem comida suficiente para esses quase 4 dias.

Certo é que nenhuma dessas situações é confortável. São iniciativas com finais mais ou menos felizes e diferentes graus de sucesso. Tudo isso, sem contar o abismo existente entre as noções de moralidade que subjazem a cada uma das iniciativas.

Apesar dos pesares (e de suas diferenças marcantes), ambas revelaram também um novo talento nos seus protagonistas, seja este talento inato (como no primeiro caso) ou adquirido com muito esforço (como no segundo): a vocação para fáquir. Porque se tem uma coisa que é comum ao esforço de ficar dobrado dentro de uma mala, ou sobrevivendo sem comida nas montanhas, essa coisa é a vocação para fáquir.

Bem, se nenhuma das notícias levar o prêmio "Criatividade e Ousadia", pelo menos ficarão aqui dois consolos: 1) para quem nunca imaginou que a yoga pudesse ser usada a serviço do crime, é certo que há mais praticantes ocultos do que se poderia imaginar em princípio; para estes o "segredo" faz parte do negócio (literalmente). 2) para quem achava que nunca levou jeito para fáquir, há esperança; na falta de vocação inata, ainda dá tempo de adquirí-la fazendo trilha na Serra do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário