UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Euforia hiperbolicamará!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Euforia hiperbolicamará!

Euforia total com as estatísticas da Câmara dos Deputados em Brasília: imprensa grita aos quatro ventos que Romário e Tiririca não faltaram a nenhuma das 55 sessões deliberativas realizadas na casa durante o primeiro semestre deste ano (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/07/14/romario-tiririca-nao-tem-faltas-em-sessoes-deliberativas-da-camara-dos-deputados-924905401.asp).

Antes que alguém se ajoelhe diante dos astros e pense que Romário se redimiu do flagra nas areias da Barra em pleno dia de sessão - dia este em que ele computou de presença, diga-se de passagem (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com/2011/02/o-homem-elastico.html) - e que Tiririca agora virou um homem sério de vez, vale aqui registrar alguns dados disponíveis no site da Câmara (http://www2.camara.gov.br/).

Em primeiro lugar, duas sessões deliberativas podem ocorrer no mesmo dia. Por exemplo, no dia 22 de fevereiro, ocorrerão duas sessões deliberativas: uma ordinária às 14h e outra extraordinária às 20h01.

Em segundo lugar, existem dias sem nenhuma sessão deliberativa, como no caso do dia 14 de março. Mas a casa funciona normalmente, inclusive com sessões de debate.

Em terceiro, após uma rápida revisão do número de dias úteis existentes entre 02 de fevereiro e 07 de julho (período em que as 55 sessões deliberativas foram computadas), verifiquei que existiram, ao todo, 105 dias úteis (não contei nem a 4a feira de cinzas, nem a 6a feira após o feriado de Finados). Isso, claro, para o mais comum dos mortais, já que acho difícil de acreditar que a Câmara tenha funcionado todos esses dias: não existe agenda disponível, por exemplo, nos dias 10 e 11 de março - 5a e 6a feiras depois do Carnaval, respectivamente.

Em quarto lugar, se nos fiarmos à descrição da metodologia de aferição das presenças trazida na própria matéria do O Globo Online, veremos que existe muita margem para dúvidas: "A pesquisa foi baseada na página oficial de cada deputado na Câmara. O registro dos dados privilegiou as ocorrências de presença nas sessões plenárias deliberativas. Nessas sessões, a presença pode ser registrada à distância (terminais eletrônicos são distribuídos pelas dependências da Casa, por exemplo próximas às comissões temáticas)".

Ou seja, ainda que a página oficial do candidato fosse fonte fidedigna - e temos algumas razões para duvidar que o seja, sabendo que Romário soube muito bem burlar o sistema de ponto para comparecer ao seu imperdível contato com o eleitorado do vôlei de praia lá na Barra da Tijuca -o registro de presença à distância favorece, a um só tempo, a evasão, a dispersão e o piquenique fora de hora.

Em quinto e último lugar, a presença nas sessões deliberativas não garante que Romário e Tiririca tenham participado efetivamente das discussões, nem que a deliberação tenha sido de qualidade, quando esta existiu.

Pronto! Joguei água na fervura. Assim sendo, não acho nenhuma vantagem ambos estarem presente em todas as 55 sessões deliberativas: eles não fazem mais do que a obrigação! Afinal, foi para isso mesmo que eles foram eleitos, ora bolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário