UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Apumentário

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Apumentário

Olha, eu raramente dedico duas postagens sucessivas a temas similares ou bem próximos, mas os deuses hão de me perdoar por esta heresia. É que com um feriado com chuva e pouquissimas notícias interessantes, vou ser obrigada a falar de mais uma atração tecnológica que ganha destaque na imprensa.

Assim sendo, senhoras e senhores, depois do naufrágio do iPod Nano que foi alvo do comentário de ontem, eis-me aqui a falar da nova façanha do cantor Sting, que "lança aplicativo para iPad com toda a sua obra" (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1007064-sting-lanca-aplicativo-para-ipad-com-toda-a-sua-obra.shtml). Ao que parece, a particularidade do lançamento que, de acordo com a matéria publicada hoje na Folha online, celebra os 60 anos de vida e os 25 de carreira solo do cantor, é o caráter inovador do seu aplicativo ipad e o que se pretende com ele.

Em primeiro lugr, o aplicativo "Sting 25" pretende ser um marco. Ao que parece, ele é "o primeiro a capturar o conjunto da obra de um artista, espetáculos, entrevistas e curiosidades biográficas e colocar tudo isso em um tablet". Para o cantor, o aplicativo significa um "renascimento digital" e serve como "um modelo para os formatos futuros de consumo de música".

Já para a Apple, o aplicativo marca a emergência do "apumentário", uma novo gênero de "documentário" que conjuga diversas mídias: "Há fotos, letras manuscritas e anotações de diário, entrevistas e até imagens em 360º de seus instrumentos, como seu baixo bastante maltratado". De acordo com o produtor executivo do aplicativo, Justin Wilkes, "este apumentário conjuga a tela e as capacidades multitoque do iPad para contar uma história muito mais rica do que usando uma única mídia".

Enfim, cada um comemora o aniversário do jeito que bem entende. Parabéns então ao Sting pelo seu renascimento no melhor estilo "fênix digital". Quanto ao seu "apumentário", fico aqui com uma dúvida cruel: por mais complexa que seja a combinação das mídias, de que adianta um aplicativo falando dos 25 anos de carreira solo do aniversariante, se vários fãs, como eu, vão preferir as velhas canções do tempo do "The Police"?

Se você concorda comigo, então fique mais um pouco e curta aqui uma minhas canções preferidas. Se não concorda, espere até o comentário de amanhã, torcendo para que alguma coisa interessante aconteça no mundo: meteoros, cataclismas, gafes em artigos de divulgação científica ou qualquer outra coisa que valha um comentário decente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário