UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Totalmente anti-circadiana

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Totalmente anti-circadiana

"Faça o que eu digo, não faça o que eu faço". Então, já que assumi logo de cara, vamos direto ao assunto: para quem vive lutando para acordar cedo e sair da cama, eis aqui uma matéria publicada no O Globo online que pode mudar tudo (http://oglobo.globo.com/saude/sono-possivel-mudar-os-padroes-3288169).

Ou não mudar nada em absoluto. A razão para tanta incerteza é simples: a matéria em questão fornece um belo receituário de como acordar mais cedo. Mas, como todo receituário, a coisa pode tanto funcionar muito bem, quanto dar totalmente com os burros n'água. E pelas razões mais variadas, que não necessariamente têm a ver com a pertinência das regras.

Claro está também que receituários não funcionam por acaso. Eles são desenvolvidos com base na observação empírica de padrões que se repetem. Afinal de contas, já que os "especialistas garantem que, com disciplina, é possível reprogramar seu relógio circadiano", por que não tentar?

Para início de conversa, você precisa saber que seu relógio interno é "circadiano" porque ele tenta manter "seu padrão de sono em sintonia com o planeta". Para sintonizá-lo, seria preciso acordar e dormir mais cedo do que a maior parte das pessoas costuma fazer (inclusive esta que vos escreve). Uma vez exposta a necessidade de ajuste, eis que a matéria nos presenteia com a primeira parte do receituário, que intitularei aqui de "dica da subtração dos 20 minutos" (o título é invenção minha, não tem nada disso escrito lá na matéria).

A coisa funciona da seguinte maneira: "se você acorda às 8h, mas gostaria de se levantar às 6h, ponha o despertador para tocar às 7h40m no primeiro dia de seu esforço para passar a se levantar mais cedo. E, quando ele tocar, não fique na cama. No dia seguinte, programe o relógio para as 7h20m, e assim por diante. Em tese, você passará a ir para cama mais cedo também".

"Em tese", que se frize bem! O problema surge quando justamente quando "os genes, os hábitos pessoais, a idade ou o tipo de trabalho que se tem interferem neste sistema". E logo em seguida a gente descobre que receita tem contra-indicação: "Evitar televisão, computador e exposição à claridade em demasia perto da hora de dormir pode facilitar o processo, porque está comprovado que eles têm praticamente o mesmo efeito que o sol sobre o organismo humano". Ou seja, eu deveria evitar exatamente o que estou fazendo agora: escrever em um blog a altas horas da noite sobre como acordar mais cedo!

Para piorar o cenário e aumentar meu desespero, uma amiga me envia justamente no dia de hoje um email descrevendo "razões para dormir e depertar cedo". Com base nos preceitos da medicina chinesa, o texto do email descreve os horários em que cada órgão está sendo reabilitado das 21h às 9h e o benefícios do sono profundo para alguns órgãos específicos. Neste exato momento, por exemplo (00h34min), eu estaria em vias de envenenar o meu fígado, já que das 23h à 1h o corpo realizaria o processo de desintoxicação deste órgão "e idealmente deve ser processado em um estado de sono profundo".

Com tanta dessincronia e um fígado pra lá de prejudicado, nem ouso mais me estender. Vou dormir e tentar sonhar com um puleiro de galinhas em sono em profundo e fígado saudável. E que isto me sirva de inspiração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário