UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Patê de alienígena

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Patê de alienígena

Se você ainda não tem um blog, mas pensa em manter um, muito cuidado! Não é nada fácil manter o ritmo das postagens, sem perda na qualidade do conteúdo. A coisa fica ainda mais complicada se o tema do blog forem as banalidades nossas de cada dia. Tem dia que faltará assunto, tem dia que sobrará. Na dúvida, e pensando nos tempos de escassez, você falará de uma só vez de todos os que encontrar pela frente.

E olha que esta semana, que eu achava ter começado meio devagar, já andou me rendendo algumas pérolas. Como não se extasiar, por exemplo, diante desta notícia publicada hoje no Hoje em Dia online narrando a epopeia da russa Marta Yegorovnam, que afirma ter mantido por dois anos um cadáver de extraterrestre em seu frigorífico (hojeemdia.com.br/noticias/mulher-guarda-cadaver-de-alienigena-na-geladeira-1.370546)?

Mais "extasiante" ainda é acrobacia jornalística que o jornal em questão faz para falar de um suposto fato (o cadáver do alienígena), que fora comentado por outro jornal (o Daily Mail), fazendo ainda referência a fatos supostamente narrados pela imprensa local (russa), cujo conteúdo está disponível em uma língua a qual poucos têm acesso aqui no Brasil.

Até que o resultado ficou engraçado. Primeiro, a notícia afirma que "a mulher disse que mantem o cadáver de um extraterrestre preservada em seu frigorífico". Em seguida, atribui-se ao Daily Mail a descrição do alienígena: "De acordo com o jornal Daily Mail, a suposta criatura possui cerca de 2 metros, tem uma enorme cabeça, olhos grandes e aparência humanóide". Finalmente, cogitando-se a possibilidade de um leitor mais arrebatado querer ir conferir a informação in loco, atribui-se à imprensa russa a impossibilidade da comprovação: "Conforme a imprensa local, há alguns dias dois homens apareceram na casa da russa e confiscaram o cadáver para fins de investigação". Mas quem são esses homens? De onde vieram? Para onde levaram o cadáver? Se quiser saber, vá estudar russo e não me amole. Tá tudo lá na "imprensa local".

Em suma, a notícia ficou parecendo aquele famoso jogo do "passa ou repassa". Ou melhor, é a máxima do "se você não tem certeza, apoie-se na opinião de alguém" levada às últimas consequências. No final das contas, ninguém assume o risco de afirmar algo que realmente realmente não foi apurado. Mas para tudo dá-se um jeito, pois a notícia é atraente demais para ficar na geladeira.

Nesse mundo vão e repleto de tantas incertezas, perde-se o leitor, mas não se perde a pauta. Pensando bem, só eu mesma para eu ter ficado extasiada com uma matéria dessas. Ou minha vida que anda muito sem novidade a ponto de eu achar graça em qualquer coisa, ou as coisas extraordinárias acontecem rápido demais para serem apuradas com o devido rigor. Ou ambos. Vai saber...

P.S.= Para os sedentos de provas materiais, fica aqui um consolo: uma das cinco fotos tiradas do cadáver do suposto alienígena está reproduzida nesta notícia do Hoje em Dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário