UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Espaço aéreo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Espaço aéreo

Estava vendo ali no O Globo online que a Aeronáutica anunciou hoje que fechará o espaço aéreo da Rocinha - a maior favela da América Latina - "entre as 2h do domingo e a tarde da próxima segunda-feira", de modo que as "forças policiais" do Rio de Janeiro possam "ocupar" militarmente aquele espaço (http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/11/10/rocinha-tera-espaco-aereo-fechado-no-domingo-dia-de-provavel-ocupacao-da-favela-pela-policia-925780068.asp).

O motivo do fechamento? Tudo em nome da paz. Ou melhor, da pacificação: "É mais um passo importante na política de pacificação das comunidades para oferecer paz, dessa vez aos moradores da Rocinha e do Vidigal, que se somam às demais comunidades pacificadas", afirma o governado do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Bom, se a "ocupação" for mesmo inevitável, é bom as autoridades correrem logo com isso. É que outra matéria publicada na Folha online anuncia o crescimento dos "condomínios aeronáuticos", nova modalidade de condomínios "residenciais que possuem pistas para aeronaves e que estão em ascendência no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina" (http://classificados.folha.com.br/imoveis/1003658-novos-condominios-vem-com-pistas-para-aeronaves.shtml).

De acordo com Alexandre Elias Penido, diretor da incorporadora MPA, que é a responsável pela construção do Condomínio Fly Ville, às margens do Lago de Furnas (MG), "o bom momento da economia brasileira elevou a comercialização de aeronaves particulares". Só para se ter uma ideia da proporção do novos empreendimentos imobiliários, "o custo médio do lote é de R$ 2 milhões, sendo que eles medem em média 4 mil m² e o preço do m² é R$ 500".

Neste caso, só me resta concluir que ocupações militares com fechamento de espaço aéreo como esta que acontecerá na Rocinha poderão, em um futuro próximo, comprometer a paz e tranquilidade da rica clientela em expansão.

Como se pode ver, nesse mundo de contradições, a paz de uns compromete a dos outros. E ai de quem ficar parado, perdido no meio do fogo cruzado entre essas duas realidades tão antagônicas que são a Rocinha e o Fly Ville: em um país de extremos absurdos como o nosso, há muito pouco espaço para a tão almejada paz de espírito!

Enfim, vou dormir! Amanhã quero acordar alegre, talvez em paz, para atravessar o tão falado Portal 11-11-11. Antes que fechem o espaço aéreo por aqui também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário