UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O lado iluminado da força

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O lado iluminado da força

Não sei como você está começando o seu ano, mas o meu eu começo acendendo uma vela para as boas notícias, mesmo quando elas vêm travestida de eventos funestos. Quer um exemplo?

O falecimento do esgrimista Bob Anderson no último domingo poderia ser visto pelos fãs da série Guerra nas Estrelas como uma tragédia sem precedentes (http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1028913-morre-esgrimista-olimpico-que-era-duble-de-darth-vader.shtml).

Para situar os leigos e não-iniciados no clássico (classe na qual me incluo, diga-se de passagem), vale lembrar que Anderson atuou como dublê de Darth Vader "nas cenas de luta dos episódios 'Império Contra-ataca' e o 'Retorno de Jedi' ".

É claro que a morte de alguém com um currículo invejável como o do britânico Anderson deixa uma lacuna irreparável no mundo ficcional. Além de ex-competidor olímpico de esgrima, Anderson foi um cultuado coreógrafo de lutas com espada em Hollywood, tendo participado "da equipe de produção dos filmes 'A Lenda do Zorro' (2005) e da triologia 'Senhor dos Anéis' ". E, para coroar sua existência de glória, ele teve tempo de integrar, ainda no ano passado, "a equipe de produção do filme 'O Hobbit' ", cuja estreia está prevista para 2012. Nada mal para quem partiu desta para melhor aos 89 anos de idade.

Outra coisa: se você entrou em 2012 assombrado com a perspectiva de um fim de mundo próximo, pode ir tirando seu cavalinho da chuva. Notícia publicada na Folha Ciência lembra aquilo que você estudou provavelmente na 5a série, mas acabou esquecendo: "Daqui a 1 bilhão de anos, nosso planeta estará fadado à morte certa, com um futuro de temperaturas escaldantes insustentáveis para a manutenção da vida" (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1028800-vem-ai-o-fim-do-mundo-mas-nao-sera-neste-ano.shtml).

Tudo isto porque o nosso sol querido - aquele que a gente não vê há muito tempo por causa das chuvas torrenciais que andam caindo aqui na Roça Grande - chegará ao ápice do seu processo de amadurecimento, que culmina da expansão do seu tamanho "em torno de 200 vezes, o suficiente para 'engolir' Mercúrio, Vênus e, muito provavelmente, a Terra".

Assim vamos terminando o dia com duas boas notícias travestidas de tragédia. No primeiro caso, fica o consolo de que na falta de alguém com tamanho talento e habilidade de Bob Anderson, o lado obscuro da força nunca mais será o mesmo. E no segundo caso, a boa notícia é que você tem um bilhão de anos para morrer, reencarnar - quem sabe na condição de esgrimista e campeão olímpico? - e morrer de novo, se for o caso. Pois é nos ciclos de vida-morte-renascimento que reside o lado iluminado da força.

2 comentários:

  1. Realmente a perda de Bob Anderson,provoca um desequilíbrio na força!Isto é muito pior do que qualquer previsão apocalíptica maia! Mas, talvez a pior sensação desse novo ano, seja o vazio de quem quando criança sonhava com as despontas tecnológicas de Star Wars nos anos 2000 e perceber que nos anos 2012 ainda nem sequer projetamos tais benesses! Ou seja, o FUTURO chegou, mas não desfrutamos a sua companhia!

    ResponderExcluir
  2. Fernando,

    Ainda acho que quem mais perde com a partida do Bob Anderson é o lado obscuro da força. Portanto, mantenhamos o sabre de luz e a esperança acesos: ainda veremos muitas coisas estremecerem a terra este ano - para além de qualquer terremoto, maremoto ou tsunamis que possa vir a acontecer.

    Que a força esteja com você! E com o Bob Anderson também.

    ResponderExcluir