UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Circuladores

sexta-feira, 9 de março de 2012

Circuladores

Bastou o Escritório Geral de Arrecadação e Distribuição (Ecad) querer colocar as manguinhas de fora para tributar blogueiros que publicam em seus blogs vídeos postados no YouTube, para a mamãe Google ir logo cortando as asinhas do órgão (http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/1059845-ecad-nao-pode-cobrar-por-videos-em-blog-diz-google.shtml).

"Responsável por cobrar pelas execuções públicas das músicas", o Ecad levantou polêmica ao enviar um comunicado ao blog Caligrafitti, no qual constava uma "espécie de 'fatura' (R$ 352,59 por mês) pelos direitos autorais de vídeos incorporados ao site de arte, design gráfico e fotografia". Detalhe: o blog não tem fins lucrativos, ao contrário do Ecad.

O arroubo tributário do Ecad, como era de se esperar, deixou a Google de cabelos em pé, para quem "a entidade não teria respaldo legal para cobrar por vídeos inseridos em sites de terceiros".

A bem da verdade, é o Ecad que deveria pagar a nós, blogueiros, por desenterrar tanta coisa bacana do fundo do baú e fazê-las circular. Canções esquecidas, artistas pouco divulgados mas de ótima qualidade, hits que marcaram época. Disponibilizar uma canção é como citar um belo poema - como o "Elegia XIX" de John Donne - desde que tenhamos o cuidado de citar o pai ou a mãe da criança.

Fim de papo, seu Ecad! Diante da vidraça quebrada, Mamãe Google não teve outra opção senão recolher a bola e te colocar de castigo. Mais uma cobrança dessas e vai passar o fim de semana ajoelhado no milho.

Quanto a mim, vou comemorar a puxada de orelha da Google no Ecad... circulando essa pérola belíssima de Bob Dylan, cantada por Caetano Veloso, no disco Circuladô.



Bom fim de semana a todos e... circulai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário