Ah, a vida!... Que surpresas ela nos reserva?
Uma casal tendo filho em idade avançada, já é algo digno de atenção. E quando se trata de trigêmeos, aí o feito ganha ares de inusitado.
E foi exatamente isso o ocorreu com um par de cascáveis que vivem em cativeiro há 20 anos na Fundação Ezequiel Dias (Funed): "duas cobras com idade avançada, de aproximadamente 30 anos, tiveram uma fêmea e dois machos em um ambiente controlado", revela matéria publicada hoje no jornal Hoje em Dia online (http://www.hojeemdia.com.br/minas/nascimento-de-filhotes-de-cascavel-surpreende-pesquisadores-em-bh-1.415776). Além de terem se reproduzido em idade avançada, o casal de cobras superou as expecativas dos funcionários da fundação em diversos sentidos.
Em primeiro lugar, elas já superaram em pelo menos 10 anos a expectativa de vida da espécie: "A expectativa de vida das cascavéis é de cerca de 20 anos e pelos nossos cálculos eles já têm aproximadamente 30 anos", afirma Rômulo Righi de Toledo, chefe do Serviço de Animais Peçonhentos da Funed.
Em segundo lugar, as cobras deram um show de discrição: ninguém as viu se acasalando, ninguém notou a gravidez. "Ficamos muito surpresos quando, ao chegar do Carnaval, encontramos três filhotes muito bem formados e saudáveis", relata Toledo.
Finalmente, tudo leva a crer que os filhotes são realmente fruto de experiência genética ímpar. Nascidos de pais de espécies distintas, "esses novos filhotes é como se fossem uma terceira subespécie, com desenhos da [subespécie] Collilineatus e da Cascavella em um único corpo”.
Na calada de uma 4a feira de Cinzas, duas cobras criadas (e em cativeiro) nos brindam com filhos mutantes. Por essa, 2012 realmente não esperava!
Nenhum comentário:
Postar um comentário