UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Cerrado, cerrado meu...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cerrado, cerrado meu...

Existe destino mais triste que o seu? Essa aqui é especialmente dedicada a quem tem um pezinho (ou os dois) no norte de Minas ou nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

Artigo da Folha Online divulga conclusões de estudo encomendado pelo governo da Terra do Pão de Queijo ao Ministério do Meio Ambiente: "um terço do território de Minas Gerais pode virar 'deserto' em 20 anos" (http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/913167-norte-de-mg-pode-virar-deserto-dentro-de-20-anos.shtml).

As causas para o processo de desertificação não são segredo nem para o Polichinelo: elas estão ligadas diretamente ao "desmatamento, a monocultura e a pecuária intensiva, somados a condições climáticas adversas", o que acaba empobrecendo o solo de pelo menos 142 municípios do nosso estado.

Só que as consequências parecem ser mais graves do que se alardeia nos jornais mineiros (se é que se alardeia alguma coisa): além de condenar as terras à impropriedade para qualquer uso econômico ou social, o processo de desertificação obrigaria pelo menos 2 milhões e 200 mil pessoas a deixarem essas regiões, o que comprometeria, pelo menos, 20% da população mineira.

Como, após uma checagem rápida e descuidada, tive a impressão de que nada se vê, se lê ou se ouve sobre essa "morte anunciada" aqui nos jornais da Terra do Pão de Queijo (podendo esta que vos escreve estar totalmente enganada por mera falta de rigor analítico), ficou-me parecendo que a questão parece estar longe de constituir um tema de debate na mídia regional.

Como consolo besta, só nos resta rezar para que algum ente extraterrestre abrace nossa causa e salve nossas últimas florestas e reservas de cerrado, talvez às custas de alguns royalties em cima das nossas benécias naturais - mas fazer o quê? se, ao invés de conservarmos o que temos e quem aqui vive, preferimos um vôo direto para Miami para enchermos nossas malas com os comprimidinhos engarrafados pelas grandes corporações farmacêuticas de alhures... Na melhor das hipóteses, tomaremos alguns cursos de sobrevivência no deserto, organizado por alguma associação Tuaregue.

Alguém aí se habilita?

Nenhum comentário:

Postar um comentário