UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Mama mia!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mama mia!

A boa nova que eclodiu na mídia brasileira hoje traz à baila o Papa Bento 16, autoridade máxima da Igreja Católica Apostólica Romana. Ele teria mandado fechar um convento balado lá da Itália, por supostas "iregularidades litúrgicas, financeiras e morais" (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/921639-papa-bento-16-fecha-convento-em-que-freiras-dancavam-em-cerimonias.shtml).

O convento em questão, o Basílica di Santa Croce in Gerusalemme (Basílica da Santa Cruz de Jerusalém), além de ser uma bela relíquia turística situada na cidade de Roma, possui outras particularidades bastante interessantes. Segundo matéria publicada hoje na Folha de São Paulo Online, ele havia passado por reforma recentes e sido parcialmente transformado em hotel. Além disso, outras formas menos convencionais de expressão artística começaram a acontecer no local: além de concertos, apresentações de dança estariam sendo executadas pelas freiras durante as cerimônias religiosas.

Até aí, nada de muito inovador. Até para cantar, as bandas gospel dão um sacudidinhas assim para o lado, o que, com algum esforço de imaginação, pode ser chamado de dança. Mas a matéria da Folha vai além e não deixa sublinhar a "procedência" dos performadores das expressões artísticas em voga naquele convento: "O abade Simone Fioraso, um extravagante ex-estilista de Milão, já tinha sido transferido do mosteiro há dois anos", ressalta a matéria. Quanto às dancinhas, elas eram desempenhadas por "uma das freiras do mosteiro, Anna Nobili, ex-dançarina erótica, [que] fez várias apresentações de dança com outras freiras durante cerimônias religiosas".

Até aí, também não vejo essencialmente nada demais. As Igrejas Evangélicas estão cheias de ex-alguma (ex-atriz pornô, ex-traficante, ex-ladrão) e nem por isso andam fechando suas filiais. Ao contrário, elas andam é abrindo outras para caber mais gente. E mesmo dentro da liturgia católica, existem precendentes importantes: Maria Madalena, que havia sido prostituta, pregou o quanto pode ao lado de Jesus (e a quem este, por sinal, andou salvando do linchamento).

Bem, ainda que essas ponderações pudessem ter sido feitas, a opção do jornal brasileiro - talvez por um certo apego ao escândalo e devidamente motivado pelos jornais da Itália que lhe serviram de fonte - foi de "instigar" o debate público, postando uma foto da alegre e bela Anna Nobili dando um salto de fazer inveja a Julie Andrews no filme "A noviça rebelde".

Mas, que tipo de problema ético emerge do ato de dançar? Afinal, quem nunca dançou que atire a primeira pedra! A menos, claro, que o inquérito encabeçado pela Congregação dos Institutos de Vida Consagrada do Vaticano, encarregado de fazer luz sobe os boatos, tenha detalhes mais sórdidos do que estes, detalhes estes que ainda não vieram a público. O pronunciamento do Padre Ciro Benneditinni, porta-voz do Vaticano, foi bem lacônico nesse sentido: "Uma investigação descobriu provas de irregularidades litúrgicas e financeiras, além de (irregularidades de) estilo de vida, que provavelmente não estavam de acordo com o de um monge".

Resta saber, claro, que tipo de monge faz o hábito de dançar. Infelizmente, quem quer que se proponha tirar a prova e ir ver de perto, vai dar de cara na porta: mesmo se todos os caminhos levam a Roma, o convento já está fechado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário