UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Saúde de quem mesmo?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Saúde de quem mesmo?

Hoje à tarde, uma amiga minha me arrastou pelas mãos até uma banca de jornal. Ela tinha o firme propósito de me convencer a escrever uma nota de protesto sobre o último número de uma revista masculina chamada Men's Health - revista esta que eu não tinha tido até então o dissabor de conhecer.

De tão indignada, ela até conseguiu convencer o dono da banca a deixá-la abrir a revista, só para me mostrar uma determinada matéria, tida como a principal responsável pela alteração do fluxo do seu eletrocardiograma naquela semana. A matéria em questão, com chamada de capa e tudo, tinha como título os seguintes dizeres: "Você transa com sua chefe? A gente mostra o caminho" (por sinal, muito bem recheada de fotos sugestivas e de um realismo cabal, que exibia, entre outras coisas, uma dama lasciva de bruços sobre uma máquina de xerox). Isso mesmo, estimados leitores: a matéria prometia um passo a passo de como levar sua digníssima chefe para a cama.

Confesso que só vi a matéria de relance, não tendo tido, portanto, a oportunidade (leia-se a disposição) de me "deliciar" com os detalhes mais lúbricos do texto. Como a ausência de uma leitura sistemática e atenta inviabilizaria qualquer tipo de crítica decente, condizente com os padrões mínimos de qualidade analítica adotados nesse blog, fiquei curiosa e fui até o site, na esperança de exumar devidamente o cadáver e encontrar a matéria em questão (http://menshealth.abril.com.br/). Infelizmente, não encontrei a matéria. Mas o que encontrei merece igual atenção.

Para início de conversa, o que por lá vi me levou de volta à adolescência: é que o paralelismo com a Revista Capricho (http://capricho.abril.com.br/home/) fica evidente. Não que eu tenha lido Men's Health aos doze anos, mas a idade mental do eu-lírico das duas publicações é mais ou menos a mesma.

Querem exemplos?

1. Quesito relacionamento maduro com o sexo oposto. Matéria da Men's Health: "Ela é para casar? Ela é autocentrada. Um estudo da Universidade do Texas (EUA) aponta que a generosidade dela é diretamente responsável pela sua felicidade". Matéria da Capricho: "Garotos contam: coisas fofas que as meninas fizeram para conquistá-los".

2. Quesito ombro amigo. Matéria da Men's Health: "21 conselhos 'geniais' do seu amigo do peito". Matéria da Capricho: "Ele foi fofo ou pisou na bola? Conta para a gente aquela história que te deixou chocada".

3. Quesito erotismo. Matéria da Men's Health: "Especial Garota MH: as dicas e segredos das garotas da seção mais bonita das Men's". Matéria da Capricho: "Você namora, pega ou larga os garotos que a gente escolheu? Vote e participe!".

4. Quesito conhecimento útil. Matéria da Men's Health: "Ela goza mesmo? Clique aqui e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto". Matéria da Capricho: "As melhores dicas para você conquistar de vez o coração dos garotos".

Não vou me alongar aqui na crítica ao "receituário do macho bem-sucedido" que a Men's Health tenta vender. Nem precisa! Basta comparar os exemplos e tirar a prova. Ambas as revistas parecem dialogar com públicos semelhantes, com carências parecidas e necessidade de afirmação idem.

Coincidência? Mera casualidade? Sei não! Do jeito que a coisa anda, o Justin Bieber vai acabar sendo capa da Men's Health!

Nenhum comentário:

Postar um comentário