UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Por que parou, parou por quê?

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Por que parou, parou por quê?

Lembra quando eu disse que o líder messiânico Harold Camping havia previsto o fim do mundo para o dia 21 de maio de 2011 (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com/2011/04/camping-versus-shiva-o-grande-duelo.html)?

Passados dois dias do chamado dia D, há severas evidências de que a previsão do Sr. Camping melou totalmente. Se bem que de vez em quando a gente vê cada coisa nos jornais que chega a nos colocar em dúvida se realmente o mundo está ou não se acabando. Hoje, por exemplo, vi uma coisa estarrecedora sendo noticiada nos jornais, que acabou levando esta que vos escreve a crer que o fim do mundo parece estar parado ali na esquina, a dois passinhos de nós.

Eis aqui o motivo de tanta perplexidade: funcionária do Instituto Médico Legal de Curitiba é denunciada pelo roubo de R$ 100 de um cadáver (http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/05/23/funcionaria-do-iml-do-parana-presa-suspeita-de-roubar-100-de-cadaver-924519049.asp). De acordo com O Globo Online, o delito pode ser agravado pelo fato de se tratar de vilipêndio de vítima de homicídio.

Se bem que, apesar de a funcionária ter surrupiado uma quantia nada negligenciável, aproveitando-se do fato de estar a vítima completamente indefesa (ao que parece, o defunto nem mexia, como aliás tem que ser mesmo), a infratora pelo menos sabe que jamais vai poder ser acusada de latrocínio (isto é, roubo de seguido de morte). No limite, ela poderá alegar a contração de empréstimo junto à vítima, a ser restituído - quem sabe? - na próxima incarnação... Vai saber... Com esse clima de Armagedon, tudo pode colar.

Enquanto isso, os seguidores do Sr. Camping - principalmente aqueles que, como o Sr. Robert Fitzpatrick, doaram milhares de dólares para fomentar a publicidade do suposto fim do mundo (http://www1.folha.uol.com.br/bbc/919774-fieis-tentam-compreender-ausencia-de-fim-do-mundo.shtml) - andam corroídos por uma dúvida, bem maior, por sinal, do qualquer outra que me aflige: "Não entendo o porquê... Não entendo como nada aconteceu", relata o Sr. Fitzpatrick, justamente um desses aí que doou algo em torno de 140 mil dólares para as tais campanhas de fim do mundo.

Fiquei foi imaginando o que farão daqui para frente esses diletos seguidores, frustrados por terem feito girar as cifras publicitárias locais, sem com isso obter nenhum retorno para a "marca". Quanto ao autor da profecia frustrada, este já não dá as caras publicamente há dias.

Quanto a mim, estou mesmo é muito curiosa para saber o líder messiânico vai fazer para "salvar" o fim do mundo? Ou será que está próximo o fim da ideia de "fim do mundo"? Enfim... Nada de concreto pelo momento.

Mas qualquer que seja a estratégia de salvação da teoria do fim do mundo daqui para frente, o Sr. Camping certamente estará fazendo que nem a funcionária do IML: vilipendiando o cadáver de uma professia que já nem consegue mais se mover.

Nenhum comentário:

Postar um comentário