UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: No túnel do tempo da publicidade 4

terça-feira, 17 de maio de 2011

No túnel do tempo da publicidade 4

Para quem se delicia com as políticas da diferença e outras questões de reconhecimento colaterais, eis aqui uma surpreendente demanda de gênero imposta ao mundo do jeans.

A Levi's reivindicava, lá nos idos de 1982, ter tido a engenhosa ideia de adaptar do seu modelo tradicional às exigências do contorno da mulher. Antes disso, ao que parece, o mesmo modelo servia para ambos os sexos. Ou melhor, o modelo era dirigido para o público masculino - aquele que detinha então maior poder de consumo - e as mulheres que se virassem para lado de lá com suas costureiras, pregas e outras mazelas mais. Até então amigas, a especificidade do corpo feminino era solenemente ignorada pela esfera da produção.

Que as coisas mudaram de lá para cá, não resta a menor dúvida. Hoje, em seminário LGBT na Câmara dos Deputados, Preta Gil e Wanessa Camargo deram as mãos para debater sobre união civil de pessoas do mesmo sexo. Matéria do Globo Online estampava: "A cantora e atriz Preta Gil compareceu ao seminário e declarou ser bissexual. A cantora Wanessa Camargo também foi ao evento para apoiar a causa, mas deixou claro ser heterossexual" (http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/05/17/homossexuais-realizam-seminario-na-camara-pedem-deputados-aprovacao-de-casamento-civil-entre-pessoas-do-mesmo-sexo-924480411.asp).

Enquanto a preferência sexual parecia um fator importante para a repórter, o deputado Bolsonaro, ignorando a presença das divas, espumava do lado de fora: "Eles não vão me convidar, porque eles têm medo, porque lá dentro não tem homem. Eles são heterofóbicos". Não, senhor Bolsonaro! O senhor é que é mulherfóbico! O senhor e o jeans produzido até o início da década de 1980.

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