UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Acordo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Acordo

Quem não se lembra daquela campanha da Benetton lançada no final do passado portando o slogan "Unhate" - aquela mesma que mostrava figuras políticas ou religiosas mundiais aos beijos? (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2011/11/no-tunel-do-tempo-da-publicidade-16_24.html).

É bem verdade que o beijo era fotomontado. Mas era justamente na improbabilidade da cena que residia seu maior atrativo: conciliar figuras públicas "aversas" em um ato a um tempo íntimo e afetivo: Nicholas Sarcozy e Angela Merkel, Barak Obama e Hugo Chávez, o Papa Bento XVI e o imã Al Azhar, etc...

Nada ao azar, diga-se de passagem. Tática de campanha velha de guerra (já que os primeiros indícios de provocação via publicidade vieram ao mundo na virada dos anos 1990), tudo parece ter sido friamente calculado para estarrecer e chocar multidões. Claro, sempre obtendo cobertura midiática gratuita e a certeza de correr na boca do povo.

Pois bem: hoje foi a vez a Santa Sé arregaçar as manguinhas e fazer valer seu peso político. "O Vaticano e a grife italiana Benetton chegaram nesta terça-feira a um acordo em relação à publicação de uma imagem do papa Bento 16 beijando o imã Al Azhar", relata matéria publicada na Folha online (http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1090646-vaticano-faz-acordo-com-benetton-sobre-imagem-polemica-do-papa.shtml).

O fim do litígio foi anunciado publicamente por Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano: "A Santa Sé não quis pedir indenizações de natureza econômica, mas quis obter o ressarcimento moral de reconhecimento do abuso realizado e afirma a sua vontade de defender, inclusive por meios legais, a imagem do pontífice". Com isso, "além da retirada da imagem, a marca deverá doar uma quantia em dinheiro para um projeto de caridade da Igreja".

Como se o Vaticano andasse pobre, pobre, pobre, de marré, marré, marré. Aliás, se for para zelar pela reputação moral do clero, o melhor mesmo seria gentilmente solicitarmos aos meios de comunicação do mundo que parem de veicular esses casos horrendos de pedofilia que pululam por aí afora e que só contribuem para o desmerecimento da religião católica.

Hora dessas, a Família Benetton deve estar mais é rolando de rir no tapete da sala, enquanto escolhe qual cofre de porquinho vai quebrar para pagar sua dívida de caridade - certamente uma bagatela inexpressiva diante extensa cobertura noticiosa gratuita e que, inclui, inclusive, a atenção da autora deste blog.

Aliás, vou dormir porque do meu cofre de porquinho cuido eu!



2 comentários:

  1. Feliz sou eu que rompi com o dogmatismo sufocante da igreja católica.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu estou louca para saber se a Família Benetton vai quebrar outro porquinho para indenizar o imã Al Azhar. Quanto azar!

    ResponderExcluir