UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Violência à brasileira

terça-feira, 8 de maio de 2012

Violência à brasileira

Matéria publicada hoje no Jornal Hoje em Dia confirma nosso favoritismo: o Brasil, País da Mil e Uma Plásticas, está entre os primeiros colocados... no mapa mundial da violência contra a mulher (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/2.349/brasil-esta-em-7-lugar-em-homicidios-de-mulheres-1.442506).

Os resultados revelados pelo estudo "Mapa da Violência de 2012: Homicídios de Mulheres no Brasil" - realizado pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO) e pelo Instituto Sangari - são simplesmente vexamosos: além de estarmos posicionados em 7o lugar numa lista de 84 países, os números mais recentes sinalizam um crescimento sensível na última década: "O objetivo do estudo é traçar um panorama da evolução do homicídio de mulheres entre 1980 e 2010, quando foram assassinadas 91.932 mulheres, sendo quase a metade - 43.486 mortes - na última década desse período", revela a matéria.

Nada mal para um país que se diz liberal e que não possui leis que imponham a extirpação do clítoris ou condenem mulher adúltera à morte por apedrejamento.

A bem da verdade, aqui se pratica excisão e lapidação de um jeito muito nosso. O primeiro castigo - o da "excisão" -  nasce da obsessão auto-multiladora de se adequar - pela via cirúrgica - o corpo que se tem a um modelo que poucas são. Já a punição da mulher com a morte virou simplesmente uma questão de método: trocamos as pedras pelas balas. De resto? Nada a celebrar!

Para quem quiser acessar o relatório completo do estudo, eis aqui o link:  http://www.mapadaviolencia.net.br/.

Boa noite para quem fica. Vou ali sonhar com dias melhores para nós, mulheres brasileiras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário