UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Visita real

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Visita real

Israel Kamakawiwo'Ole é um daqueles seres especiais, cuja voz é capaz de expressar com exatidão o sentido da palavra "transcendência". Basta ele abrir a boca para que uma autêntica sessão de teletransporte tenha início. Aliás, pouco importa aonde a voz do bardo havaiano vai lhe levar: a única coisa certa é que já não há mais retorno para aquele lugar onde você estava.

A letra da belíssima "Hawai I '78" não deixa por menos: ela fala de uma experiência mágica de "transcendência", em que o rei e sua rainha viajariam dos tempos remotos até os dias atuais para visitar os seus domínios.

"O que eles pensariam dessas rodovias que cortam suas terras sagradas?", indaga Kamakawiwo'Ole. "O que pensariam da vida moderna da cidade grande?" A resposta vem sob a forma de um lamento entrecortado de tristeza e nostalgia.

Essa música é um convite à reflexão e à transcendência. É como se, de repente, ela me levasse a perguntar com toda honestidade: o que minha parte mais sábia pensaria de mim se ela me visitasse hoje?

A resposta não precisa ser um triste lamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário