UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Canis lupus

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Canis lupus

E aqui vai mais um comentário sobre o tema "políticas públicas no mundo animal": depois do sucesso das políticas de imigração seletiva para abelhas suecas na Inglaterra (http://www.cronicasdejuvenal.blogspot.com.br/2012/05/bombus-em-busca-do-tempo-perdido.html), é a vez dos lobos voltarem às florestas da Europa Central.

Basicamente, o repovoamento dessas florestas pelos lobos tem sido ocasionado pela efetividade de políticas ambientais tomadas em anos anteriores: "contribuiu para o retorno um enfoque maior na política de meio ambiente, de proteção das florestas e a proibição da caça aos lobos, lei da União Europeia (UE) de 1992 que começou a ter efeito há cerca de 15 anos", afirma matéria publicada hoje no jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/ciencia/lobo-retorna-europa-central-ressuscita-lendas-traz-desafios-5053405#ixzz1wK3lFsdP).

Pelo visto, o retorno do lobo resvala também em questões de governança, já que sua preservação está prevista em tratados internacionais: "No plano internacional, o lobo começou a ser protegido por um acordo da chamada Convenção de Berna, da qual são signatários todos os países que têm população desses animais".

E para quem duvidava da convivência pacífica entre seres humanos e lobos, as estatísticas são mais que alentadoras:  na região de Lausitz, leste da Alemanha, "Duzentos mil habitantes vivem nessa região, sem que tenha sido registrada uma única vítima do animal nos últimos dez anos. No mesmo período, apenas 16 das 15 mil ovelhas foram mortas por lobos, o que significa uma cota de 0,1%".

Nos termos do encarregado de animais selvagens da ONG Nabu - uma associação alemã de defesa do meio ambiente - "o lobo não é mais perigoso do que um porco selvagem, não vê nem as crianças pequenas como presas, apenas os veados. É diferente do urso, que vê o homem como presa".

Quem diria! Depois dessa, as fábulas precisarão de outro bicho para assustar as criancinhas. Enquanto a ameaça de desemprego grassa no reino fantasioso dos irmãos Grimm, os lobos reais brindam a vida com um gole d'água fresca do riacho, fazendo votos para que outro animal ocupe o miserável lugar de vilão no imaginário popular. 

P.S. = Eu voto na barata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário