UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Canina ou divina?

terça-feira, 26 de junho de 2012

Canina ou divina?

Justiça: divina ou dos homens?

Há quem diga que a dos homens é falha. Bem, a verdade é que se houvesse uma justiça "canina", o pobre Lennox teria sido poupado: "Em 2010, o cão Lennox foi retirado da casa da família Barnes, em Belfast, na Irlanda do Norte, após uma denúncia" (http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1110236-cao-e-condenado-a-morte-por-se-parecer-com-pitbull.shtml), relata matéria da Folha de S. Paulo (cujo acesso, por enquanto, está saindo de graça).

E o que teria feito Lennox a ponto de ser denunciado e preso na Velho Continente? "Segundo a lei do país, é ilegal ter um cachorro com aparência de pitbull e o animal só pode ser salvo da execução caso seja comprovado que o 'cão não trará risco para a população' ", explica. Em defesa do cão e de sua suposta "inocência", a família argumentou que ele era a principal companhia de uma filha deficiente de 11 anos e que nunca tinha sido agressivo com ninguém.

Mas a justiça dos homens só quer saber mesmo se a Mulher de César parece honesta. É que, neste caso específico, o cãozinho parece mesmo ser o que não devia - isto é, um pitbull.  "Na última semana, um segundo julgamento do caso corroborou a primeira decisão da corte irlandesa e apenas uma questão de direito ou um perdão podem salvar Lennox na próxima semana".

Condenado a morte por sua indevida semelhança, Lennox já comoveu milhares de pessoas no mundo virtual: "A campanha pela salvação de Lennox já ganhou diversas páginas de apoio na internet, como uma petição online com mais de 160 mil assinaturas e uma página com mais de 60 mil 'curtidas' no Facebook". E, passados uns seis mil anos da publicação do livro A República, de Platão, o "caso Lennox" promete reacender o velho debate entre "essência" e "aparência" do ser.

Bom, e para quem depois dessa e de outras andou perdendo a fé na justiça dos homens, eis que sua correlata divina decide entrar em cena. Brenda Gabriela da Silva, "a menina de quatro anos que havia desaparecido no dia 10 de junho durante um culto evangélico na região do Cambuci, no centro de São Paulo, foi encontrada" hoje, relata outra matéria publicada na Folha de S. Paulo online (por enquanto, também de graça).

Tudo aconteceu quando "a diarista Geisa Maria da Silva, 31, mãe da criança, se descuidou e acabou perdendo a menina de vista durante uma celebração da Igreja Pentecostal Deus É Amor". A mãe havia comparecido à igreja para pedir pela recuperação de seu bebê mais novo, mas acabou perdendo a outra filha no local.

Certamente, haverá quem relute em chamar isso de "justiça divina". Mas o fato é que a menina só pôde ser encontrada graças a um golpe de "sorte": Brenda, que foi localizada por policiais militares em frente a uma lanchonete, foi reconhecida graças a "um vizinho da família que coincidentemente trabalha perto dali" e viu a menina, avisando a polícia logo em seguida.

Fim do sofrimento para a mãe. Sabe-se, no entanto, que além de Geisa - que "deixou de trabalhar para procurar a menina", espalhando "cartazes pelas ruas da região com a foto da filha" - "a igreja também fez uma campanha na internet". Difícil aferir se a Internet teve realmente parte nisso. Mas se tiver tido, há de haver alguma esperança para o pequeno Lennox.

Vai saber!






Nenhum comentário:

Postar um comentário