UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Ranking

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Ranking

Pois é, voltei.

Passei as últimas 24h de greve contra o Blogger em protesto à uma inicativa maluca (do próprio Blogger?) de restringir as funcionalidades da página, caso o usuário não escolhesse o Google Chrome como opção de navegador. Não optei e dei uma banana para os dois: Google Chrome e Blogger. E só voltei agora que percebi que todas as funcionalidades - inclusive a de escrever um comentário - me foram plenamente restauradas.

Pois então: se, por um lado, o problema técnico parece ter sido superado, por outro ele acabou deixando vestigíos de mau humor nas minhas maltraçadas linhas. Aliás, duvido que o leitor inteligente não tenha seu estado de espírito alterado ao ler o que eu li sobre uma suposta disputada mundial pela primeira posição em um ranking de supercomputadores.

Notícia publicada hoje no jornal O Globo online atesta: "O supercomputador Sequoia, da IBM, conquistou para os Estados Unidos a primeira posição na lista dos mais rápidos do mundo" (http://oglobo.globo.com/ciencia/eua-recuperam-lideranca-na-lista-dos-supercomputadores-do-mundo-5246125#ixzz1yIjuUHG3).

Mas a premiação está longe de ser um fim em si mesma. Ela serve, entre outras coisas, para resgatar a autoestima norteamericana frente aos países asiáticos: "O sistema recém-instalado superou o computador K, do Japão, construído pela Fujitsu, que ficou com o segundo lugar. É a primeira vez que os EUA tomam a dianteira da lista desde que foi derrotado pela China, há dois anos" relata a notícia.

A questão é: o que os EUA estão fazendo de útil com o supercomputador Sequoia? Eis a resposta: "O Sequoia será usado para realizar simulações para ajudar a prolongar a vida útil de armas nucleares, evitando a necessidade de realizar testes subterrâneos".

Realmente, estou de queixo caído com a nobreza da missão! Quanta rapidez prestando um desserviço à paz mundial. Acho que nem a utilização de um supercomputador para melhorar a rede de distribuição da Coca-cola me deixaria tão estarrecida.

E eu fiquei aqui pensando: "o que a sequoia, essa árvore tão bonita, tem a ver com uma missão tão inútil como essa"? Vou dormir, torcendo para não sonhar com a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário