UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Cabeça

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cabeça

A Terra vista sob novo ângulo - eis o que o Nasa nos presenteou no início desta semana.

Para curiosos como eu, "a Nasa divulgou nesta segunda-feira uma nova imagem de alta resolução da Terra capturada pelo satélite Suomi NPP, precursor de sua nova geração de equipamentos de observação do planeta" (http://oglobo.globo.com/ciencia/novo-angulo-para-imagem-de-alta-resolucao-da-terra-5243664#ixzz1yUEOiMkw).

A novidade é que a foto foi tirada de um ponto de vista pouco usual: "a nave capturou um ângulo que evidencia uma das regiões que segundo os cientistas mais estão sofrendo os efeitos do aquecimento global, o Ártico", relata a notícia publicada hoje no jornal O Globo online.

Fazendo um paralelo besta, é como se a foto fosse tirada de cima, revelando a calvície em pessoa de tenra idade. Ou seja, ela faz parte daquele rol de fotos infelizes que toda pessoa tenta esconder, pois revela nossas mazelas menos desejadas ao olhar inquisidor.

Mas, vendo a questão de outro ponto de vista, a foto da cabeça da terra pode ser uma arma valiosa para quem tenta salvar o planeta. Mesmo indesejadas, essas fotos são justamente as que permitem o diagnóstico e, consequentemente, as que aumentam as chances de uma intervenção eficiente.

Guardadas as devidas proporções, o dilema da Terra e do careca é o mesmo que todos nós vivemos um pouco: somos também o resultado de fotos que revelam partes de nós mesmos que nossos olhos nem sequer alcançam. Agora, o que vamos fazer com essas informações... isso são outros quinhentos!

Enfim, para quem quiser desbravar a calvície da Terra, as imagens estão aqui: http://www.flickr.com/photos/gsfc/7394700302/sizes/o/in/photostream/.

E para quem não quer esquentar a cabeça com essas coisas a essa hora da noite: um simples "boa noite"!

  



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário