UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Engarrafamento de Vênus

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Engarrafamento de Vênus

O tão falado trânsito do planeta Vênus acontece de hoje (5 de junho) para amanhã, mas já está causando engarrafamento desde a semana passada nas redes sociais e nos jornais online. Alerta geral: o segundo maior planeta do nosso sistema solar estará atravessando os céus e se posicionando entre o sol e a Terra (http://oglobo.globo.com/ciencia/transito-de-venus-visto-em-varias-partes-do-mundo-5129787).

O evento é o mesmo hoje e sempre, mas já provou ter usos e proveitos diversos ao longa da história. Já houve um tempo que a passagem de Vênus serviu para construir o primeiro referencial de distância no espaço: "Foi através dos estudos da passagem de Vênus que se chegou ao que é considerado o embrião de uma medida mais precisa da distância da Terra ao Sol, a chamada Unidade Astronômica, hoje fixada em aproximadamente 150 milhões de quilômetros" (http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1100795-comeca-o-ultimo-transito-de-venus.shtml). Hoje, de acordo com a matéria do jornal O Globo, os "astrônomos medem a densa atmosfera de Vênus e usarão os dados para desenvolver novas técnicas de medição das atmosferas de outros planetas fora do Sistema Solar".

Ao contrário do trânsito aqui na Roça Grande, que já se tornou habitual, o de Vênus é raro e só poderá ser visto daqui a 105 anos - ou seja, quando nós já tivermos partido desta para melhor. Mas quem estiver na capital mineira e quiser assistir o evento, ele será transmitido ao vivo na fachada do Espaço TIM UFMG do Conhecimento, das 19h30 às 00h, na Praça da Liberdade (http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2012/06/04/interna_tecnologia,298220/transito-de-venus-sera-transmitido-ao-vivo-na-praca-da-liberdade-em-bh.shtml).

E para quem não quiser arredar o pé de casa, vai pela Internet mesmo, via site da Nasa (http://venustransit.nasa.gov/transitofvenus/).

Sinceramente? Não sei se a passagem do planeta Vênus seria capaz de mudar a atmosfera de caos que impera neste ano do Dragão, mas uma coisa eu dou como certa: de tanto ser alvo da cobertura noticiosa pelo mundo afora, ele hoje deixou de ser planeta para se tornar a estrela do dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário