UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Adeus à diva dos pés descalços

sábado, 17 de dezembro de 2011

Adeus à diva dos pés descalços

Lá se vai um dos grandes nomes da música cabo-verdiana e lusófona: "Cesária Évora morreu neste sábado, aos 70 anos, em Cabo Verde, seu país natal, vítima de insuficiência respiratória e pressão arterial elevada" (http://oglobo.globo.com/cultura/morre-cantora-caboverdiana-cesaria-evora-aos-70-anos-3469684).

Como alguns de vocês já devem ter reparado, sou uma blogueira de "dia útil" que, movida muito mais por excesso de auto-disciplina do que por respeito a convenções religiosas, tenta ao máximo zelar pelos fins de semana e feriados. Mas minha tristeza e comoção com esta perda são tão grandes que eu não conseguiria esperar até 2a feira para comentar a respeito. A grandeza da estrela clama por um canto de louvor imediato. Sem delongas: Cesária Évora é merecedora de toda reverência e a ela me curvo em sinal de grande estima e consideração.

A voz da diva me acompanhou em momentos importantes da minha vida. A canção que inseri logo abaixo, por exemplo, marcou particularmente a minha primavera de 2004. Naquele ano, experimentei o inverno mais frio de toda a minha vida (o recorde mínimo foi algo em torno de 47oC negativos, levando-se em consideração o famoso "fator vento"). E foi ouvindo esta canção de Cesária que vi chegar o mês de abril - e, com ele, os primeiros sinais de degelo no lago do parque ao lado da minha casa.

Cesária Évora, para mim, é esperança de dias melhores e mais cálidos: um renascer constante, contrariando todas as adversidades circundantes. Um brinde à diva de pés descalços!

2 comentários:

  1. Hum... voltei mais rápido do que você imaginava.... Também para reverenciar!! Linda homenagem!

    ResponderExcluir
  2. A diva merece!

    E obrigada pelo retorno! A casa está aberta, é só ir entrando.

    Beijos!

    ResponderExcluir