UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Exopsicodelismo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Exopsicodelismo

A gente quer porque quer decifrar todos os sinais que o universo nos envia, mas não tem jeito: alguns deles desafiam qualquer entendimento. Hoje mesmo estava caminhando distraidamente depois da minha aula de yoga, quando um hippie me para na rua e canta a seguinte canção: "Ê, anos 80, charrete que perdeu o condutor". E depois pergunta: "É ou não é verdade?"

Mas por que EU deveria saber? Bem, se soubesse a letra da canção do Raul Seixas de cor, responderia com outro trecho: algo como"Hey, anos 80, melancolia e promessas de amor" ou "pobre país carregador dessa miséria dividida entre Ipanema e a empregada do patrão". Mas como não sabia, fiquei só me perguntando se eu tinha cara de anos 80. Devo ter.

Preocupante? Não sei. Talvez. No mínimo, ter cara de anos 80 denotaria um profundo desacerto com o tempo e os costumes vigentes em 2011. E a palavra elegante que descreve esta mania de andar em descompasso é "anacronismo", que nada mais é do que uma prima afetada do termo "desajuste". Ok, sou uma desajustada, confesso. Mas onde é que vou parar no ano que vem?

Já ia naufragando nesses pensamentos, quando me deparei com mais essa notícia publicada no jornal Hoje em Dia online comentando a descoberta de mais dois dos chamados "exoplanetas": "Astrônomos anunciaram nesta terça-feira (20) ter encontrado dois mundos do tamanho da Terra em órbita de uma estrela similar ao nosso Sol, em outro grande avanço na busca pelos chamados exoplanetas" (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/astronomos-anunciam-descoberta-de-dois-mundos-do-tamanho-da-terra-1.383957).

Descobertas de explanetas andam pipocando aos montes no noticiário diário. Até então, estava intrigada com essa obsessão por encontrar planetas cujas condições são análogas à da Terra (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com/2011/12/alento.html). Mas hoje já começo a ver sentido em tudo. Aliás, se eu pudesse, tentaria a sorte grande em um exoplaneta distante. Iria tentar vender cd e dvd pirateado numa banquinha da esquina da padaria. Digo vender cd e dvd porque já fiz tanta coisa que não tem nada a ver com nada nesta minha vida terrena, que a atividade em questão não me parece em nada absurda. Ou tentaria dar a volta ao mundo a pé em um exoplaneta-anão. Vale tudo nesses exoplanetas: "O planeta maior, Kepler-20f, completa um ano em 19,5 dias e deve ter uma atmosfera espessa de vapor d'água, enquanto o menor, Kepler-20e, dá uma volta completa na estrela em apenas 6,1 dias". Enfim, daria para abraçar o mundo com as pernas!

Enfim, muitas são as opções de vida em situações análogas, mas distantes. Grande é a imaginação que cria um espaço de fuga imediato, uma espécie de buraco cavado no tempo, onde ter o look dos anos 80 é "in" e hippie nenhum coloca defeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário