UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Corrida econômica

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Corrida econômica

Pesquisas podem ter motivações as mais variadas, mas aquelas cujos resultados acabam se revelando contra-intuitivos são, definitivamente, as que mais me aprazem.

O Globo online de hoje trouxe uma boa nova para os corredores senis: "Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de New Hampshire e publicado no 'Journal of Strenght and Conditioning Research' mostrou que corredores mais velhos podem ser tão eficientes quanto os mais novos" (http://oglobo.globo.com/saude/corredores-mais-velhos-sao-tao-eficientes-quanto-os-jovens-3506687#ixzz1hfPew8eX).

A conclusão foi tirada após a medição da "economia de corrida" - "uma medida que mostra quanto de oxigênio uma pessoa consome para correr em um determinado ritmo" - de 51 corredores, com idades variando de 18 a 77 anos. Mas outros critérios se aplicavam igualmente à seleção da amostra: todos deveriam estar treinando regularmente e ter ficado, cada qual em sua respectiva faixa etária, entre os três primeiros colocados em percursos de 5km ou 10km.

Partindo-se do princípio de que "os atletas considerados 'econômicos' são capazes de continuar a correr a um certo passo por mais tempo que os demais", os dados coletados acabaram surpreendendo os próprios pesquisadores: "ao final do teste, esportistas idosos se mostraram tão econômicos fisiologicamente quanto os de 20 ou 30 anos". Isto significa que atletas com mais de 60 anos não consomem mais oxigênio que os mais jovens, o que contrariava as expectativas iniciais dos próprios pesquisadores.

Portanto, corram! O Ano Novo está chegando e, com ele, ótimos motivos para quem gosta de correr (o que definitivamente não é o meu caso) e pretende continuar correndo pelo resto da vida. E para quem gosta de viver no sufoco, uma ótima desculpa para justificar a correria nossa de cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário