UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: O baile da galinha

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O baile da galinha

O ano vai terminando e eu aqui pensando no grande baile!

Particularmente, no grande baile que esta galinha chinesa andou dando em oito tigres siberianos antes de perecer sob as garras do felinos. O evento em questão, devidamente registrado pelas lentes de algum fotógrafo da agência Reuters, aconteceu no Tiger Forest Park, na China, diante do olhar embasbacado de dezenas de turistas ali presentes (http://f5.folha.uol.com.br/bichos/1026629-antes-de-morrer-galinha-da-baile-em-oito-tigres-na-china.shtml).

Se bem que eu acho muito mais nobre morrer com heroísmo na boca dos tigres do que esfaqueado por causa de um par de sapatos em promoção, como nos mostra notícia publicada hoje pelo jornal Hoje em Dia online. "Um jovem de 18 anos morreu apunhalado pouco depois do meio-dia na loja de calçados Foot Locker, após um confronto entre dois grupos de adolescentes" em Londres, no último dia 26 de dezembro (http://www.hojeemdia.com.br/noticias/policia-prende-suspeitos-de-ataques-com-facas-em-londres-1.386207).

O fato em questão ocorreu durante o famoso "Boxing Day", dia consecutivo ao Natal em que o comércio local promove liquidações de arrasar o quarteirão. Apesar de ser prática comercial consagrada em diversos países anglo-saxônicos, o saldo de um morto e 14 pessoas presas por porte de arma branca em dois incidentes em Londres é algo mais do que estarrecedor: é um sinal de que a vida de muita gente anda realmente sem sentido: afinal, como frisa o próprio jornal, tratava-se apenas de "uma luta para aproveitar as promoções".

Guardadas as devidas proporções, prefiro ver meu ano de 2011 chegando ao fim exatamente como a galinha do Tiger Forest Park: dando um baile em oito tigres antes de bater as botas. É que quando você acha que seu ano vai acabar linda e tranquilamente, com as coisas chegando mais ou menos no eixo, com novas perspectivas e projetos despontando no horizonte, surpresa: mais provações, mais tigres, mais pena voando na poeira levantada.

Aliás, se você, estimado leitor, anda achando sua vida muito sem surpresas, pense na sorte desta galinha: mesmo sabendo do fim provável - a morte - ela não deixou de lutar bravamente pela própria vida (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/5917-antes-de-morrer-galinha-da-baile-em-oito-tigres-na-china#foto-110521). Sem dúvida, um exemplo a ser seguido de perto. Pois assim somos todos nós: antes de passar desta para melhor, podemos dar o baile em vários tigres. Ou então morrer por um par de sapatos que nem teremos a chance de usar. A escolha é de cada um.

E vamos que vamos porque o ano ainda não acabou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário