UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Palmitato de paliperidona

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Palmitato de paliperidona

Psiquiatras e esquizofrênicos comemoram juntos a chegada de uma nova droga no mercado brasileiro: uma injeção de palmitato de paliperidona que ajuda a previnir os sintomas da esquizofrenia.

Segundo notícia publicada hoje na Folha online, a principal vantagem da injeção é que ela só "precisa ser tomada apenas uma vez por mês", o que "pode ajudar a contornar um dos principais problemas do tratamento da esquizofrenia: o abandono da medicação"(http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1020026-injecao-que-pode-tratar-esquizofrenia-chega-ao-brasil-neste-mes.shtml).

A injeção é também comemorada pela redução dos diversos efeitos colaterais provocados pelos comprimidos de uso diário que estão disponíveis atualmente no mercado de antipsicóticos no Brasil. Os efeitos colaterais são diversos: além de ganho de peso, dores de cabeça e insônia, "os remédios, sobretudo os mais antigos, podem desencadear desde aumento de peso até rigidez muscular e um quadro de tremores parecido com o do mal de Parkinson".

No entanto, ouso a afirmar que a chegada da injeção de palmitato de paliperidona fará mais do que se espera dela: a injeção poderá trazer grande alívio para a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. É que a entidade teve de explicar, perante o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro, o uso questionável de algemas durante ação que culminou na prisão do líder comunitário William da Rocinha (http://oglobo.globo.com/pais/algema-em-william-da-rocinha-foi-justificada-diz-policia-3441986#ixzz1gTBIKlxo).

A controvérsia ocorre entre entidades de direitos humanos e órgãos de segurança pública: "A Polícia Civil do Rio diz que a utilização das algemas, nesse caso, estaria de acordo com a súmula vinculante 11, por causa da relação de William com o traficante Nem. Entidades de direitos humanos, porém, destacam que a súmula fala claramente em tentativa de fuga, resistência ou perigo à integridade física, o que não teria ocorrido no momento em que William foi preso".

Para quem nem não se lembra mais, esta é a mesma súmula que livrou os pulsos de empresários como Daniel Dantas e Salvatore Cacciola das argolinhas prateadas (http://pt.wikipedia.org/wiki/Opera%C3%A7%C3%A3o_Satiagraha#A_S.C3.BAmula_Vinculante_n._11). No entanto (e infelizmente), o nome do líder já diz tudo sobre sua sina. Sabemos que a procedência de William, a Rocinha, o predispõe a um tratamento todo "especial" - ao menos ao olhos das forças policiais locais.

Mas com a nova injeção de palmitato de paliperidona na área, não há mais o que temer. Os esquizofrênicos agradecem, pois sintomas como dores de cabeça, insônia, rigidez muscular e tremores serão varridas do mapa. Já a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro terá que procurar outro transtorno mental para mascarar suas contradições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário