UA-89169382-1 Crônicas de Juvenal: Receitas milagrosas

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Receitas milagrosas

Você com certeza já deve ter procurado, em algum momento da sua vida, uma receita milagrosa para escapar de um problema aparentemente sem solução. Poucos, inclusive, ousariam balançar o dedo indicador em sinal negativo, afirmando expressamente que jamais estiveram a espera de um milagre. Mesmo porque todo mundo já foi criança um dia, ocasião em que as soluções milagrosas (também conhecidos como "passes de mágica") fazem parte da gramática fantasiosa de qualquer criança sadia.

Pois bem! Nada disso se transformaria em tema de controvérsia, se não soubéssemos que as soluções milagrosas há tempos se tornaram um nicho de mercado dos mais promissores. E nesse nicho, vale sistematicamente de tudo: vidente que traz amor perdido em três dias (morto ou vivo, pouco importa), reza que engorda conta bancária (a conta de quem é que são elas) e simpatia para sonhar com o número premiado da Mega Sena (que você esquece de anotar no dia seguinte).

Mas há também quem queira manter um corpo artificialmente bonito, enquanto a preocupação com a saúde vai passando a quilômetros de distância. Neste aspecto, até que esta matéria publicada no caderno "Folha Equilíbrio" da Folha online de hoje começou demonstrando alguma lucidez: ela revela como um "miojo milagroso", que contém apenas 10 calorias por porção, está virando a receita da moda (http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1016942-miojo-milagroso-com-apenas-dez-calorias-vira-dieta-da-moda.shtml).

Feito de um tubérculo japonês chamado "konjac", o tal miojo tem tudo para extrapolar o limite da razoabilidade. Pelo menos é o que parece sugerir a matéria, ao narrar como o macarrão virou celebridade depois que a apresentadora da rede GNT, Nigella Lawson, considerada "a sex symbol do orgulho gordo", gritou aos quatro ventos o santo que operou o milagre do seu emagrecimento. "O fenômeno do miojo da Nigella repete o padrão de celebridades: surgem magras, indicam o produto responsável, aí consumidoras enlouquecidas movem montanhas atrás do emagrecedor da vez", previne logo nas primeiras linhas.

O mito do "miojo milagroso" é desfeito até certo ponto. A matéria continua falando as propriedades do produto - que "contém 97% de água e 3% de fibras -na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan", substância com grande capacidade de expansão em contato com água e que confere uma excepcional sensação de saciedade para quem o ingere. Ela inclusive cita o parecer do nutrólogo, Eric Slywitch, que "lembra, no entanto, que o miojo milagroso tem poucos nutrientes".

O problema da matéria é que ela termina sugerindo justamente o avesso do que propunha desconstruir logo de partida. O restante do texto acaba suprindo muito bem o leitor ávido pelo "receituário do milagre: ele oferece um guia das diversas apelações do produto no mercado nacional e internacional e até onde consegui-lo em São Paulo. Só nos finalmentes da matéria é que fica a sugestão de um produto alternativo, uma espécie de primo gordinho do "miojo milagroso", denominado "shirataki de tofu", que possui 10 calorias a mais do que o primeiro. Ou seja, a matéria acaba trocando-se 6 por meia dúzia. O que dá absolutamente no mesmo: comidinhas pouco engordativas, milagrosas, para quem quer fazer o mínimo de esforço para gastar o excedente ingerido.

Só que nem toda receita milagrosa termina bem. A prova disso é o estado de saúde do gorila Idi Amin, "aquele gorila de 38 anos que não sabia o que era um acasalamento há pelo menos 27" (http://cronicasdejuvenal.blogspot.com/2011/09/love-is-air-2.html). Eleito celebridade do ano aqui na Roça Grande, Idi provocou inveja em um horda de machos (uns mais humanos, outros menos) ao ganhar, no mês de setembro deste ano, nada mais, nada menos do que DUAS gorilas-namoradas.

Os prognósticos atuais revelam, contudo, que Idi Amin não anda assim tão bem das pernas desde então. E nem dos braços. "Médicos veterinários da Fundação Zoobotânica de Belo Horizonte estão tratando com antibióticos e anti-inflamatórios o gorila Idi Amin. O animal apresenta um quadro crônico de artrose no tornozelo esquerdo e uma infecção grave no antebraço esquerdo" (http://www.hojeemdia.com.br/minas/com-infecc-o-grave-e-artrose-gorila-idi-amin-fica-sem-namorar-1.378649). Agora, submetido a tratamento intensivo, Idi não tem outra escolha senão a "de hinterromper, temporariamente, o 'namoro' com suas parceiras".

Coitadinho do Idi Amin! Logo ele, que acreditou no milagre da multiplicação das namoradas. Só esqueceram de explicar para ele que quando a farra é muita, o santo desconfia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário